quinta-feira, 19 de maio de 2011

Atividades burocráticas consomem 34% das aulas nas escolas brasileiras

Um estudo realizado pelo Banco Mundial revelou que 34% do tempo de aula nas escolas do Brasil são usados para realizar tarefas burocráticas, como realizar chamadas, distribuir deveres de casa e recolher atividades. Com isso, o aproveitamento da aula para ensino efetivo não ultrapassa os 66% do tempo disponível.
Segundo o Banco Mundial, os resultados apontam para uma média muito aquém dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em que 85% do tempo é usado para o aprendizado.
Uma conta feita pelo Movimento Todos Pela Educação mostrou que, considerando uma hora-aula de 50 minutos (duração corrente de uma aula no Brasil), a média de tempo de aprendizagem no País é de 33 minutos, enquanto que nos países da OCDE é de mais de 42 minutos.
A pesquisa, que foi feita em escolas das redes estaduais de Pernambuco e Minas Gerais, e na rede municipal do Rio de Janeiro, também revelou a disparidade entre algumas instituições.
Nas escolas em que as aulas têm os maiores índices de tempo gasto com ensino efetivo, os professorem passam 40 minutos e 30 segundos de uma hora aula realizando seu ofício (cerca de 81% do período).
Já nas instituições de ensino com os menores índices de tempo usado para educação concreta, os docentes utilizam apenas 37% do tempo das aulas ensinando, o que corresponde a aproximadamente 18 minutos e 30 segundos. Existindo, inclusive, casos em que o professor fica até mesmo fora da classe durante o tempo de aula.
Como consequência, os alunos que estudam nas escolas com mais tempo de ensino em sala de aula têm o relativo a 88 dias letivos a mais do que os colegas que assistem aulas com menores aproveitamento.
O estudo, que já começou a ser feito também no México, Jamaica, Colômbia, Guatemala e Paraguai, ainda deverá ser estendido para El Salvador, Chile, Peru e Guiana.

Fonte: http://verde.br.msn.com/atividades-burocr%c3%a1ticas-consomem-34percent-das-aulas-nas-escolas-brasileiras

4 comentários:

  1. oi! professor também sou super fâ da cyndi acho ela a melhor cantora do mundo. cyndijá vendeu 70 milhôes de cópias e 10 milhões de singles no mundo. ela foi homenageada na calçada da fama! em junho e julho ela vai fazer uma grande turnê na europa e vai pela primeira vez na espanha fazer quatro apresentaçôes!rogério, at last,2003.

    ResponderExcluir
  2. Rogério, queria muito saber se realmente Cyndi Lauper já tinha sido homenageada na calçada da fama, foi mesmo?

    ResponderExcluir
  3. E agora professor, podemos ser os redentores da educação brasileira? Tá difícil...

    ResponderExcluir
  4. Aninha!!!Ontem passou essa matéria sobre essa postagem que fiz aqui, no Jornal Nacional, vc viu?

    ResponderExcluir