quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Entrevista: Saiba por onde anda Francylene Mendes, Ex Cavalo de Pau!

Hoje o Seu Forró abre espaço para ninguém menos que Francylene Mendes, uma das principais precursoras da história do forró, lembrada até hoje por sua bela passagem no Forró Cavalo de Pau, onde imortalizou inúmeros sucessos em sua voz.
Nascida na cidade de Tauá (CE), Francylene ingressou no forró aos 14 anos de idade. Hoje, afastada dos palcos forrozeiros há 3 anos, dedica-se a famíla e a religião.
Confira a seguir uma entrevista exclusiva com a eterna diva do forró, Francylene Mendes:


Seu Forró: Como você começou sua carreira no Forró ?
Francylene: Eu comecei em uma pequena cidade do interior do Ceará, chamada Tauá, a 400 KM de Fortaleza. Iniciei aos 14 anos de idade, em uma banda chamada LC 4. Aos 15 anos fui morar em Fortaleza e comecei a participar de shows de calouros, sempre ficava em primeiro lugar cantando músicas de Eliane.
Em seguida recebi uma proposta para integrar a banda Texa Som, que depois passou a se chamar Caviar com Rapadura, cantei por 5 anos na Caviar. Em seguida passei pelas bandas Chamego Bom e Piky com Sal, até ser convidada por Emanoel Gurgel para formar o Forró Cavalo de Pau. O reconhecimento do público foi rápido e fiquei conhecida em todo o Brasil, jamais pensei chegar onde eu cheguei, foi muito gratificante.


Seu Forró: Você  construiu uma carreira de muito sucesso dentro do forró e até hoje é bastante lembrada mesmo não cantando mais o ritmo. o que a fez abandonar o forró ?
Francylene: O que me fez abandonar o forró foi meu verdadeiro encontro com Jesus. Esse foi o maior motivo de não querer estar mais nesse mundo.


Seu Forró: Você voltaria a cantar forró se recebesse uma boa proposta ?
Francylene: Não, pois não me interessa mais viver neste ramo, eu levo uma vida totalmente diferente da que vivia e não pretendo largar por nada neste mundo, o forró morreu pra mim.


Seu Forró: Atualmente por onde anda Francylene Mendes?
Francylene: Atualmente me dedico a minha família e me mantenho firme na igreja. Estou estudando e as vezes faço algumas apresentações em igrejas, cantando louvores, pois essa é uma forma de agradecer ao Senhor por ter ser tão bom comigo. Sou muito feliz!

Seu Forró: Você pensa em seguir carreira Gospel ?
Francylene: Não pensei nisso ainda, porém já gravei um CD gospel em ritmo de forró, com músicas que eu cantava no Cavalo de Pau, com letras transformadas, falando em Jesus.


Seu Forró: Você guarda boas lembranças da época que cantava forró? Quais as principais?
Francylene: Sim, muitas. Eu sou muita grata ao forró, se hoje sou Francylene Mendes, foi através do forró que meu nome tornou-se reconhecido. Também há muitas pessoas que curtem minha voz e valorizam meu trabalho até hoje, sou muita grata.
A principal recordação foi um show em João Pessoa (PB), no Espaço Cultural. Marcou muito a minha vida, por conta do grande público que foi nos prestigiar, quase 50 mil pessoas. Foi maravilhoso quando subi no palco e vi tanta gente cantando as minhas músicas.


Seu Forró: O que você acha da fase atual do Forró ?
Francylene: Sem um pingo de dúvida, acho que o forró tem perdido cada vez mais sua essência. O forró de hoje já não é o mesmo de antigamente, aquelas músicas que cantávamos na época já não existem mais nos dias atuais, simplesmente destruíram o forró! É triste ver tanta música sem noção tocando nas rádios. Músicas sem letra, sem respeito, é uma verdadeira depravação.


Seu Forró: Quem você admira no meio forrozeiro?
Francylene: Uma pessoa linda, maravilhosa, chamado Batista Lima. Ele ainda luta pra manter o verdadeiro forró, com músicas que falam da vida cotidiana, amor. Isso sim é música!


Seu Forró: Deixe uma mensagem aos seus eternos fãs forrozeiros:
Francylene: Primeiro, eu agradeço a Deus por tudo o que ele tem feito em minha vida, e depois vem meus fãs, porque sem eles, sem esse amor que eles sentem por mim, a admiração, a valorização do meu trabalho, jamais teria chagado onde eu cheguei. Devo todo o meu sucesso a meus fãs, pois sem eles nada seria possível. Beijão no coração de todos!

Escrito por Juliano Lopes | 28 Setembro 2011

Fonte: http://www.seuforro.com/ 

27 comentários:

  1. Marcou epoca.
    Deixou saudades boas.
    Voz inigualável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazem 29 anos que sou músico amador e Francylene embalou minha caminhada com suas músicas românticas. Hoje em dia o forró está carente de vozes como a dela para nos embalar.

      Excluir
  2. Eu louvor há DEUS por sua vida francylene, antes de ser seu fã, sou no forró, sempre tive a certeza que nem tudo e para sempre, portanto adorei a matéria como também amei as suas resposta, diante da entrevista, que JESUS levante o rosto sobre seus sonhos e projetos e resplandeça divina luz, sobre sua vida, beijos no coração!!!

    ResponderExcluir
  3. Marcou muito minha vida a banda Cavalo de pau que tinha principal ícone está cantora maravilhosa que vivia o que cantava assim como a Bete Nascimento, ex-mastruz. Eu era jovem em 97-98, anos que marcaram minha vida. Era bom demais amar ouvindo as músicas do cavalo de pau na voz de Francilene Mendes e Helio Barbosa... Seja feliz Francilene

    ResponderExcluir
  4. Marcou muito minha vida a banda Cavalo de pau que tinha principal ícone está cantora maravilhosa que vivia o que cantava assim como a Bete Nascimento, ex-mastruz. Eu era jovem em 97-98, anos que marcaram minha vida. Era bom demais amar ouvindo as músicas do cavalo de pau na voz de Francilene Mendes e Helio Barbosa... Seja feliz Francilene

    ResponderExcluir
  5. O forró ficou órfão sem a sua voz. Curto demais as músicas da Cavalo de Pau. Ouço todas quase que diariamente. Rsrsrs

    No entanto, te parabenizo pelo novo caminho trilhado, que foi seguir os passos de Jesus.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Muito sucesso na sua nova vida, pois você e suas musicas marcaram muito a minha adolescência e até hoje é o que mais escuto...

    ResponderExcluir
  7. Que pena as coisas mais especias em nossas vidas, logo se vão restando nos a saudade. É vida que segue, cheia de reverses, saudades, choros, lamentos. Mas tudo passa. Francilene não foi diferentes que resolveu dá um basta no forró. Segue outro caminho permanessa firme Francilene uma escritura para todos 1 Néfi 1:20 (...) as ternas misericórdia do Senhor estão sobre todos aqueles que ele escolheu por causa de sua fé, para torná-los fortes com o poder de libertação. UM 2018. Repletto Realizações; pessoais, espirituais, profissionais etc e tais

    ResponderExcluir
  8. Que pena as coisas mais especias em nossas vidas, logo se vão restando nos a saudade. É vida que segue, cheia de reverses, saudades, choros, lamentos. Mas tudo passa. Francilene não foi diferentes que resolveu dá um basta no forró. Segue outro caminho permanessa firme Francilene uma escritura para todos 1 Néfi 1:20 (...) as ternas misericórdia do Senhor estão sobre todos aqueles que ele escolheu por causa de sua fé, para torná-los fortes com o poder de libertação. UM 2018. Repletto Realizações; pessoais, espirituais, profissionais etc e tais

    ResponderExcluir
  9. Indubitavelmente, vc Francylene marcou e marca até hoje a minha e de muitas pessoas que tiveram o privilégio em viver e vê-la cantando nos pacos desse Brasil à fora. Sou de João Pessoa e no meu carro não dispenso um CD com todas as músicas de Cavalo de Pau no qual vc, com sua maravilhosa voz me encanta, seu legado ficará para sempre, muitas felicidades.

    ResponderExcluir
  10. Um dos shows que pra mim ficou marcado, foi o de Caiçara na Paraíba nos anos 90, S E N S A C I O N A L !!!

    ResponderExcluir
  11. Não quer mais saber do forró e gravou um cd gospel no ritmo do forró? TA SERTO*!!

    ResponderExcluir
  12. sem dúvida o forró pra mim é dás antigas muito bom mesmo saudades!!!

    ResponderExcluir
  13. As músicas da Francylene marcou muito minha infância, isso sim que era forró,letra romântica .
    Com sua voz linda que encantava a todos.
    Parabéns e que Deus abençoe

    ResponderExcluir
  14. ***** O Fanatismo muitas vezes destrói o homem e mulher. Veja só a visão desta Moça, Deus criou o homem para viver bem neste Planeta. Nunca Deus irá condenar seus Filhos, por levar alegria aos seus semelhantes. Ainda mais quando falamos de música, a proibição do gênero Forró dentro das Igrejas Evangélicas não é de Deus. Mais sim! Dos Pastores e Discípulos Fanáticos, que acreditam ao fazerem parte de uma Religião torna-se seres humanos mais iluminados mais que o restante dos outros seres humanos do Planeta Terra. Não esqueçam Amigos, A MÚSICA! É UMA PONTE QUE LEVA O HOMEM, AO ENCONTRO DE DEUS. BEM! AQUI FINALIZO DESEJANDO À TODOS (AS) AMANTES DO FORRÓ MUITO SUCESSO. VIVA A NOSSA MÚSICA, NOSSO FORRÓ, NOSSA CULTURA POPULAR BRASILEIRA. UM GRANDE ABRAÇO À TODOS (AS) DESTE AMIGO E IRMÃO FORROZEIRO DO PIAUÍ. Eddy Lima Show & Banda Raízes do Nordeste - 30 Anos de Estrada & Poesia.... Sejam bem vindos (as) ao nosso Projeto Cultural Musical: Luiz Gonzaga do Nascimento - Ao nosso Canal no YouTube - Central. Eddy Lima Show. *****

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela coragem de falar a verdade e não apenas passar pano. Com certeza, Francylene é um ícone do gênero, mas rendeu-se ao discurso soberbo do protestantismo.
      Mas entendo que por detrás de tenta prepotência e indiferença há muita dor por não ser reconhecido, ao final de uma boa jornada. Belchior morreu depressivo na Argentina, pois, mesmo com tanto talento, a história não lhe foi justa, no final da carreira.
      A fuga ou a alienação são saídas para lhe dar com as agruras desta vida. Por isso, não condeno sua escolha, entendo mais como uma saída...talvez a única!
      Abraço a todos, especial aos que continuam na luta por esse belo ritmo, o forró!

      Excluir
  15. A igreja deixou ela sem dinheiro,sem casa e sem alegria uma,cantora maravilhosa era pra tá fazendo sucesso com sua Banda,pois Deus não escreveu regras de igreja e sim pastor que faz lavagem cerebral nos fiéis que pena que fez em vc Franylene Mendes

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Francylene pela carreira no forró e agora você fez a escolha certa em aceitar Jesus que é nosso senhor e Salvador. Deus é bom e a palavra não muda.

    ResponderExcluir
  17. são algumas músicas e três play back

    ResponderExcluir
  18. sempre fui fã do forró cavalo de Pau tenho todos os cds depois da saída da francylen eu deixei de acompanha o trabalho da banda não e mais a mesma .

    ResponderExcluir
  19. Voz inconfundível do forró romântico que um dia eu pude viver e apreciar...parabens por sua decisão de seguir a Cristo, eu fiz o mesmo e não me arrependi até hoje.

    ResponderExcluir
  20. Vc Francilene era um em encantamento cantando com sua voz maravilhosa e simplicidade.Não sei se sofreu lavagem cerebral desses pastores.O que sei é que a música perdeu uma grande intérprete. Concordo com vc de que o forró foi pervertido, com músicas pornográficas e sem inspiração. Felicidades!

    ResponderExcluir
  21. Francilene você está eternizada em nossos corações, que Deus lhe abençoe e a faça feliz sempre !

    ResponderExcluir
  22. PESSOA MARAVILHOSA FRANCILENE. SOU SEU FÃ, E TENHO FOTOS COM ELA QUE QUARDO COM MUITO CARINHO. FIQUEI MAIS FELIZ AGORA, EM SABER QUE ELA FAZ PARTE DO EVANFELHO DE DEUS. TAL COMO EU HOJE. GRAÇA E PAZ IRMÃ FRANCIELE.

    ResponderExcluir
  23. Deus te abençoe ricamente, cantora maravilhosa, sempre interpretou bem os sucessos, e agora louvando para Deus. Saudades! Linda voz!

    ResponderExcluir