domingo, 13 de julho de 2014

Movimento Ambientalista Os Verdes

A História Universal comprova que os povos que se desfizeram de seus recursos naturais, cujo maior é a floresta, empobreceram, se tornaram escravos, e desapareceram do mundo.
É bom lembrar na semana da pátria, quando festejamos nossa independência, que nós estamos em mau caminho, porque o Brasil esperou EM VÃO que cada um cumprisse o seu dever (...). Na verdade, estamos em situação bem crítica (...).
O povo pensa que a proteção a natureza compete ao governo e pensa que somos sonhadores sentimentais e fanáticos, porque também cuidamos de proteger os passarinhos. O nosso trabalho não está sendo levado a sério nem sequer pelas autoridades, infelizmente (...) Desejaríamos desenvolver nossa ideia junto a juventude escolar de todos os colégios do estado, como está sendo feito neste educandário, mas não temos recursos (...).
Isto é triste para uma terra onde são esbanjadas enormes somas em coisas absolutamente supérfluas, como futebol, divertimentos, política, etc (...). Tudo vai tão devagar, sem entusiasmo, sem interesse, é tão dificultoso (...). É comodismo, a inércia desalentadora que vemos em toda parte (...).
Todo o trabalho de proteção a natureza terá que partir da iniciativa particular (...), peço que nunca se esqueçam de ampararem as árvores e os animais silvestres e, no futuro, quando constituírem seus lares e tiverem um filho, lhes transmitam como um ideal o amor a natureza, sem o qual a vida será difícil ou impossível.
Dito por Henrique Luiz Roessler (1896-1963), a 57 anos atrás (em 5/6/1957), em palestra para estudantes de Novo Hamburgo.

Fonte: Movimento Ambientalista Os Verdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário