quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Paisagens do Sertão, Agreste e Brejo da Paraíba...

O estado da Paraíba está situado na região nordeste do Brasil. A maior parte de sua área localiza-se no Polígono da Seca. Apresenta fitofisionomias bastante distintas em função de diversos fatores biogeográficos. Do litoral ao interior observam-se 3 regiões fitogeográficas distintas: Zona da Mata, Agreste e Sertão. É na planície costeira, entalhada por vales fluviais, com altitudes chegam a 200 m. e uma precipitação média de 1200 mm anuais, desenvolve-se vegetação de restinga, manguezais e Mata Atlântica, conhecida como Zona da Mata. A região do Agreste é uma transição fitogeográfica da Zona da Mata para o interior, ocorrendo em altitudes que variam entre 200 a 400 m nas encostas do Planalto da Borborema, com espécies da Mata Atlântica e da Caatinga, atualmente com uma paisagem predominantemente agropastoril. Inserido na região fitogeográfica do Agreste, encontra-se o Brejo. Destaca-se por ser uma área de mata biogeográficamente isolada da Zona da Mata, caracterizando-se como refúgio natural. Seu clima caracteriza-se como sub-seco com precipitações de 1500 mm anuais. Atravessando altitudes entre 450 e 650 m do planalto, alcança-se a Depressão Sertaneja ou o Sertão. Embora persista a idéia de um decréscimo progressivo do regime de chuvas em direção ao interior, as áreas que recebem menos de 500 mm anuais de precipitação, são porções isoladas circundadas por porções menos áridas, inseridas nesta Depressão. De qualquer modo onde o regime pluviométrico é decisivamente irregular durante o ano. Desenvolve-se a Caatinga, constituída por elementos caducifólios lenhosos ou xeromórficos. A criação semiconfinada de bovinos e cabras, uso de plantas nativas como forrageiras, prática da fenação e apicultura, armazenamento da água durante a estação úmida em açudes ou cisternas, abertura de poços, prática de sistemas cooperativos de irrigação, plantio sistemático de árvores nativas, a desistência da prática da queimada, são alternativas viáveis para a melhoria do padrão de vida e do ambiente do sertanejo.

3 comentários:

  1. Belíssimas paisagens da região nordestina!!
    Parabens pelo texto . Continue assim, trazendo muitos conhecimentos e nos levando a conhecer melhor nossa terra, e sobretudo dar valor ao que é nosso.

    ResponderExcluir
  2. muito bom esse texto que fizeram desse lugar maravilhoso que deus fez

    ResponderExcluir
  3. Oi Rivanildo trabalho em uma editora de livros didáticos em São Paulo e gostaria de saber como consigo uma foto do Brejo para uso em um livro didático de Geografia para o ensino fundamental, vi suas fotos no Blog e gostaria de saber se é possivel conseguir uma delas para publicação no livro.

    Atenciosamente,
    Cláudio Perez

    ResponderExcluir