sábado, 14 de agosto de 2010

Um pouquinho sobre nossa vegetação do semi-árido brasileiro "Caatinga"...

A caatinga ocupa 13% do território nacional, 70% da área do Nordeste brasileiro,63% da população nordestina, sua distribuição é exclusivamente brasileira, sendo o ecossistema menos estudado.Apresentando um clima semi-árido (500 mm anual) com uma estação chuvosa que vai de novembro a abril e uma estação seca que vai de maio a outubro; umidade relativa 60% e temperaturas de 13°C a 40°C. Apresentando algumas bacias hidrográficas, tendo como principal a do Rio São Francisco. A vegetação da caatinga é representada por 2.500 espécies, das quais 300 são endêmicas deste ecossistema (xerófila - hipoxerófila e hiperxerófila).Essa vegetação tem como estratégias adaptativas: folhas finas e pequenas, perda das folhas na estação seca e ciclo fenológico curto, sistema de armazenamento de reservas, dormência das sementes, etc.Temos que valorizar e proteger esse bioma brasileiro de grande importância para todos que vivem nessa região do semi-árido brasileiro.   

3 comentários:

  1. Muito interessante e tambem muito importante para os brasileiros que vivem e que fazem parte desse BIOMA-CAATINGA,como também ao mundo inteiro essa informação tão bem posta aqui no blog, no sentido de nos mostrar as características desse bioma e ao mesmo tempo um alerta para preservacão . Parabenizo o colega Rivanildo, por está nos trazendo informações tao diversificadas e interessantes através desse blog. Parabéns e Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Corrinha, atualmente nós sabemos a importância desse bioma da nossa região. Valeu pelo comentário!!!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Rivanildo
    Eu tenho um projeto para essa área, acredito que possamos formar uma equipe nesse sentido, qual o seu e-mail ou telefone, para mantermos contato. O meu e-mail : mecanicaindustrialifpe@gmail.com

    ResponderExcluir