segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Escorpiões

Eu particularmente tenho um interesse muito grande por escorpiões e aranhas, na minha infância ficava fascinado em ver as perfeitas e bem trabalhadas teias tecidas pelas aranhas, chegava a alimentar constantemente com pequenos insetos as aranhas que habitavam o quintal da casa de minha mãe, era muito divertido e interessante pra mim, observar tudo aquilo, nunca cheguei a criar escorpiões, mas sempre procurava ler sobre o assunto em livros, principalmente aqueles de ciências e biologia que tinham muitas imagens. Deixarei aqui algumas informações e imagens de algumas espécies de escorpiões encontradas aqui no Brasil.

Os escorpiões são aracnídeos, muitas pessoas os chamam de insetos, mas basta observar que este animal tem 4 (quatro) pares de patas ao invés de 3 (três) como os insetos. A origem destes animais remonta a mais de 400 milhões de anos, sobrevivendo a todos os grandes cataclismos que destruíram milhares de espécies vivas. Portanto o escorpião foi um observador privilegiado tanto do fim dos dinossauros assim como do surgimento do homem na face da Terra. Existem centenas de espécies de escorpiões,  citaremos três, são elas :

Tityus serrulatus o escorpião amarelo, responsável pelos acidentes mais graves


Tityus bahiensis o escorpião preto, também pode causar acidentes graves


Bothriurus araguayae escorpião também preto, mas bem pequeno e brilhante, parecendo que foi "envernizado".


Destes apenas os dois primeiros apresentam perigo para as pessoas, podendo causar acidentes graves e inclusive morte de seres humanos e animais.


O Bothriurus araguayae é um animal inofensivo não oferecendo perigo algum, por isto nós não controlamos este animal, nos o preservamos.
Lixo, entulho e sujeira, somados à umidade criam um ambiente perfeito para a fixação de escorpiões. Estes aracnídeos se alimentam apenas de animais vivos ou seja eles têm que caçar a sua refeição, as baratas são um dos seus alimentos prediletos.


Ao contrário do que as pessoas acreditam, o escorpião não se suicida quando preso entre o fogo, o que realmente acontece é que ele se desidrata e na agonia da morte dá a imprensão que se ferroa. Escorpiões vivem em média 5 (cinco) anos, atingindo a maturidade sexual por volta de 1 ano e meio.


Na espécie Tityus Serrulatus existem apenas fêmeas, a reprodução se dá por PARTENOGÊNESE. Nas outras duas espécies  existem machos e fêmeas.
 Tityus serrulatus e Bothriurus araguayae


 Tityus bahiensis

2 comentários:

  1. Ola Rivanildo. Gostei do seu blog, especialmente este texto sobre escorpiões... sou admiradora e "amante" destes maravilhosos animais... da uma olhadinha no meu blog depois http://biologawelidaagualimpa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Já olhei seu blog e gostei bastante tbm!!!Valeu!!!

    ResponderExcluir