domingo, 23 de janeiro de 2011

Fauna da Caatinga

É depauperada, com baixas densidades de indivíduos e poucas espécies endêmicas. Apesar da pequena densidade e do pouco endemismo, já foram identificadas 17 espécies de anfíbios, 44 de répteis, 695 de aves e 120 de mamíferos, num total de 876 espécies de animais vertebrados, pouco se conhecendo em relação aos invertebrados. Descrições de novas espécies vêm sendo registradas, indicando um conhecimento botânico e zoológico bastante precário deste ecossistema, que segundo os pesquisadores é considerado o menos conhecido e estudado dos ecossistemas brasileiros.
Na Caatinga vive a ararinha-azul, ameaçada de extinção. O último exemplar da espécie vivendo na natureza não foi mais visto desde o final de 2000. Outros animais da região são o sapo-cururu, asa-branca, cutia, gambá, preá, veado-catingueiro, tatu-peba e o sagui-de-tufos-brancos, entre outros.




 Fonte: Wikipédia

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Gal Costa deixa Twitter após chamar baianos de preguiçosos

Gal Costa se irritou com polêmica gerada por comentário despretensioso

A cantora Gal Costa gerou uma grande polêmica com seus quase 40 mil seguidores no Twitter nessa quarta-feira (19) após reclamar de um serviço que contratou e acabou chamado os baianos de preguiçosos.

"Como na Bahia as pessoas são preguiçosas! Técnico do ar condicionado não pode terminar o trabalho porque está com dor de cabeça. Essa é a Bahia!!!", escreveu.

O que era para ser um simples post de desabafo com seus fãs, acabou se tornando uma grande confusão, gerando a revolta de muitos, que acabaram chamando-a de racista.
Mesmo tentando se defender dos inúmeros ataques e até dizendo que ela mesma é baiana - nascida em Salvador -, as explicações não ajudaram a acalmar os ânimos dos seguidores, levando Gal a tomar uma atitude extrema.

"Gente, chega! Acabou o assunto da preguiça. Não se pode falar nada aqui que tudo vira polêmica. Sou baiana e falo porque posso. Vou sair. Tchau. Claro que não estou generalizando. Tomei a decisão de ficar distante do Twitter porque não aguento a intolerância das pessoas e a grosseria. Obrigada aos que me seguem e me respeitam como artista e ser humano. São educados e delicados. A delicadeza é joia rara no mundo de hoje. Tô fora! Um beijo com carinho, amor e delicadeza para os que preservam estes sentimentos. Adeus", escreveu.


Fonte: CZ Agora

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Juazeiro, Juá (Zizyphus joazeiro)

Descrição
Juazeiro é uma árvore nativa do nordeste brasileiro, encontrada principalmente em áreas secas como caatinga e cerrado. É uma árvore de porte médio, geralmente atingindo entre 5 e 10 metros de altura, com copa grande e densa, carregada de folhas. Suas folhas verdes têm consistência membranosa, largas e verdes. Produz um fruto pequeno, amarelado e redondo de cerca de 3 centímetros, comestível e também apreciado por pássaros. É uma árvore muito resistente a períodos de seca.
Indicações
No Brasil, usa-se as cascas do tronco do Juazeiro para baixar a febre. Também é muito utilizado para casos de caspa, queda de cabelo e seborréia. A casca do fruto contém saponina, podendo ser utilizada como sabonete para resolver problemas da pele, para limpeza bucal, cremes e loções.
Outros nomes no Brasil: Juá, laranjeira-do-vaqueiro, raspa-de-juá, joazeiro.


 Fonte: http://www.fitoterapicos.info/juazeiro.php

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cachoeira dos Índios - Paraíba

Cachoeira dos Índios, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na Microrregião de Cajazeiras. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2009 sua população era estimada em 8.693 habitantes. Área territorial de 173 km².

A ocupação das terras que deram origem ao município remonta a 1905, com a compra de uma propriedade por Manoel Cândido, que ali se estabeleceu com sua esposa Maria Madalena Cândido. A partir daí outras famílias iniciaram o povoamento do local, inicialmente chamado de Catingueira. Em 1920 foi eleita a primeira capela, com doações de D. Maria Madalena.
O distrito foi criado com a denominação de Cachoeira dos Índios, por ato anterior a 02-03-1938 e pelo decreto estadual nº 29, de 22-11-1939.Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Cachoeira do Índios figura no município de Cajazeiras. O município com a denominação de Cachoeira dos Índios foi criado pela lei estadual, de 26-11-1961, desmembrado de Cajazeiras, instalado em 30-12-1961. Em 1964, foram criados os distritos de Balanças, Fátima e São José de Marimbas e anexados ao município. Assim, atualmente o município é constituído destes três distritos e mais o distrito-sede.

Cachoeira dos Índios situa-se na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja.
A vegetação é a caatinga xerofítica, com presença de cactáceas, arbustos e arvores de pequeno a médio porte.
O município está incluído na área geográfica de abrangência do semi-árido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. As temperaturas são elevadas durante o dia, e amenas à noite, variando entre 23 a 30º C. O regime pluviométrico é irregular com média anual de 913,2 mm/ano, com mínimas e máximas variando entre 354,0 e 1720,4 mm/ano respectivamente.
Cachoeira dos Índios está nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas, sub-bacia do Rio do Peixe. Os principais cursos d’ água são os riachos do Cipó, da Serra, da Ipueira, do Meio, Cachoeira da Vaca, da Taboca, das Marimbas e o córrego do Serrote, todos de regime intermitente.







Fonte: Wikipédia

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Kid Abelha de volta aos palcos em 2011

2011 começa com a boa notícia do retorno da banda Kid Abelha aos palcos, recentemente foi divulgado no Diário de Cuiabá um grande show da banda juntamente com a cantora americana Cyndi Lauper, o show será realizado no dia 26 de fevereiro em Cuiabá, evento assinado por Mário Zeferino.


A banda nacional de pop rock Kid Abelha, que está de volta aos palcos, divide a noite com a diva pop Cyndi Lauper. Comemorando os 25 anos de carreira, o show foi apresentado por Serginho Groisman no Brasilian Day, onde milhares de brasileiros puderam curtir e cantar os grandes e inesquecíveis sucessos que marcaram gerações. 

A banda volta com a sua formação original: George Israel, Bruno Fortunato e Paula Toller nos vocais. Na bagagem, 13 álbuns em estúdio, 3 ao vivo e mais 3 Dvds ao vivo, com canções que falam de amor e ritmo acelerado. Estão previstos mais de 90 shows dessa nova turnê comemorativa, e é claro Cuiabá não poderia ficar de fora. 

Sucesso desde o início da década de 80, o Kid Abelha é dono de hits como "Educação sentimental" e "Te amo pra sempre". Em 2007, o grupo anunciou suas "férias" por tempo indeterminado, para que os integrantes pudessem trabalhar em seus projetos particulares. No mesmo ano, Paula Toller lançou seu segundo disco solo, "Só nós", saindo em turnê, para em 2008 saiu com o CD e DVD ao vivo "Nosso", e George Israel lançou o disco "Distorções do meu jardim". Este ano, o saxofonista fez o lançamento de "13 parcerias com Cazuza", seu novo CD. 

Serviço - O evento Time After Time terá dois palcos, duas áreas para o público, além de segurança, bares, banheiros, ou seja, o conforto tradicional dos eventos assinados por Mário Zeferino Produções. A venda dos ingressos começará no dia 20 de janeiro.


 Fonte: http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=385824