quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cachoeira dos Índios - Paraíba

Cachoeira dos Índios, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na Microrregião de Cajazeiras. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2009 sua população era estimada em 8.693 habitantes. Área territorial de 173 km².

A ocupação das terras que deram origem ao município remonta a 1905, com a compra de uma propriedade por Manoel Cândido, que ali se estabeleceu com sua esposa Maria Madalena Cândido. A partir daí outras famílias iniciaram o povoamento do local, inicialmente chamado de Catingueira. Em 1920 foi eleita a primeira capela, com doações de D. Maria Madalena.
O distrito foi criado com a denominação de Cachoeira dos Índios, por ato anterior a 02-03-1938 e pelo decreto estadual nº 29, de 22-11-1939.Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Cachoeira do Índios figura no município de Cajazeiras. O município com a denominação de Cachoeira dos Índios foi criado pela lei estadual, de 26-11-1961, desmembrado de Cajazeiras, instalado em 30-12-1961. Em 1964, foram criados os distritos de Balanças, Fátima e São José de Marimbas e anexados ao município. Assim, atualmente o município é constituído destes três distritos e mais o distrito-sede.

Cachoeira dos Índios situa-se na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja.
A vegetação é a caatinga xerofítica, com presença de cactáceas, arbustos e arvores de pequeno a médio porte.
O município está incluído na área geográfica de abrangência do semi-árido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. As temperaturas são elevadas durante o dia, e amenas à noite, variando entre 23 a 30º C. O regime pluviométrico é irregular com média anual de 913,2 mm/ano, com mínimas e máximas variando entre 354,0 e 1720,4 mm/ano respectivamente.
Cachoeira dos Índios está nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas, sub-bacia do Rio do Peixe. Os principais cursos d’ água são os riachos do Cipó, da Serra, da Ipueira, do Meio, Cachoeira da Vaca, da Taboca, das Marimbas e o córrego do Serrote, todos de regime intermitente.







Fonte: Wikipédia

Um comentário: